24 de novembro de 2012

Relato sobre o III EBDRC

Tentarei colocar em algumas palavras como foi o III Encontro Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta (EBDRC), mas tenho certeza que não conseguirei fazer isso perfeitamente, pois há certas coisas, sentimentos, sensações e impressões que só quem mesmo participou poderá saber...
Durante três dias (15, 16 e 17) no mês de novembro de 2012 foi realizado o referido encontro na cidade de Nova Hamburgo/RS, no sítio São Luís, um lugar maravilhoso, rodeado pela natureza, excelente organização e bons amigos.

Uma das montanhas ao redor do sítio e o lago de águas naturais.

O encontro foi de fato um grande reencontro para aqueles que já se conheciam e um primeiro contato (o "olho no olho" de fato, pois que a grande maioria já se conhecia no meio virtual) para os que ainda não se conheciam pessoalmente. No primeiro dia estávamos todos impregnados com a sensação de que já nos conhecíamos realmente, apesar de nunca ter nos encontrado cara a cara antes, ou a sensação de que "ontem mesmo" nos encontramos, sendo que na verdade não nos víamos há meses (no caso, foi a incrível sensação que tive com os queridos amigos do Caer Tabebuya, Andréa, Marcos e Simão). Tal sentimento de amizade e união permaneceu em todo o encontro e para além dele... Pois ainda estamos embebidos nele.

Durante a vivência com Danças Circulares Sagradas, conduzida por mim (foto de José Paulo)

As palestras foram sem dúvida interessantíssimas e de grande relevância para os estudos e práticas do Druidismo e RC no Brasil, e ficávamos sempre com "gosto de quero conhecer mais" ao final de cada atividade. As vivências com danças despertaram boas risadas, alegria e  inspiração em todos que participaram ou mesmo em quem ficava apenas olhando ou registrando.
As noites eram regadas a boa bebida, boa música (com exceção da gaita de fole "tocada" por Marcos Reis rsrsrs, que não foi bem música, mas arrancou muitos risos de todos! rs), som de tambores, boa companhia e uma calorosa lareira.

A lareira, no segundo dia do Encontro (foto de Patrícia Paiva).

As manhãs eram abençoadas com um ótimo clima, sol e um lago de águas geladas e naturais disponível para quem quisesse se banhar. No segundo dia do encontro, o responsável do sítio conduziu a turma para uma trilha ecológica pela mata ao redor do sítio até chegarmos numa linda e pequena cachoeira. O lugar é realmente lindo, cercado pelo verde, vida e a água fresca e pura da cachoeira. 

JP na cachoeira.

No Encontro não havia somente druidas, druidistas e RC's, tivemos também a participação de uma reconstrucionista egípcia, um asatru e dois afro-religiosos, que estavam ali como convidados ou interessados em apenas trocar ideias e conhecer a "celtaiada" (termo carinhosamente usado pela querida Samanta Tanakht). E isso só nos confirma que entre pessoas de caminhos espirituais diferentes pode haver perfeitamente amizade e respeito.
A última atividade do Encontro foi uma mesa-redonda, ou melhor, uma roda de conversa (pois não tinha mesa nenhuma rs) sobre o Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta, criado recentemente com a assinatura do Estatuto do Conselho numa reunião entre membros em São Paulo. Sem dúvida, um passo importante foi dado para o Druidismo no Brasil e uma longa estrada começa a se traçar diante de nós. A estrada provavelmente será árdua, mas a união, amizade e honra que existem entre nós com certeza tornará esse caminho mais leve e proveitoso. O Encontro foi encerrado com uma fogueira sagrada, diante da qual preces e juramentos foram feitos. Ritos de cura também foram realizados diante do fogo. E por fim fizemos a despedida, abraçamos e agrademos a cada um que estava ali, enquanto lágrimas e risos se misturavam. 

A fogueira sagrada no último dia do encontro (foto de Patricia Paiva).

Sob o Céu estrelado e com os pés sobre a Terra sagrada, agradecemos, pedimos, choramos, honramos e rimos... Estávamos entre irmãos. Laços mais fortes que o sangue nos unia e continua a nos unir, para além do tempo e do espaço físico. Naquele momento pudemos compreender e sentir o que quer dizer Anam Cara (Amigo de Alma)... Não tenho mais a dizer, apenas que fico muito feliz em fazer parte dessa família druídica e "céltica" brasileira!  E que sinto por cada um de vocês que estavam no Encontro (presencialmente ou em pensamento) um grande carinho e amizade!
O próximo Encontro será no mesmo período do ano que vem, em São Paulo, então, nos vemos por lá! 

Slán go foill! (Adeus por enquanto!) 

(Parte da) Família Druídica e "Céltica" brasileira, no III EBDRC (foto de Náthaly Adamo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário